Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates Incríveis em HTML5/CSS3, Galerias de Fotos, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
Menu
 
 FRATERNAL dos Antigos Escoteiros de Portugal
Início do Escotismo em Setúbal

A História do Escotismo na Cidade de Setúbal

 

 

A história que hoje se consegue relatar sobre o inicio do escotismo na cidade de Setúbal é a de que os primeiros passos terão sido dados em 1933 com o surgimento do grupo nº 110, sendo considerado o primeiro grupo de escoteiros católicos da cidade de Setúbal, o actual agrupamento 59 – S. Sebastião, mas a história sobre o inicio do escotismo na nossa cidade ainda está por fazer.

 

Não seria estranho que em Lisboa o escotismo tenha dado os seus primeiros passos em 1911 e em Setúbal só em 1933? Não seria estranho que a fundação oficial do escotismo em Portugal surgisse em 1913 e que em Setúbal o escotismo só surgisse quando o Corpo Nacional de Escutas, após fundação do escotismo católico em 1923, fundasse o seu primeiro grupo em 1935? Então antes de 1933 não existiram escoteiros?

 

O que se sabe hoje através dos registos da Associação dos Escoteiros de Portugal (entretanto desaparecidos durante o período do Estado Novo) é que já existia um grupo de escoteiros em 1930, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e que em 1934 existia um grupo de escoteiros nas instalações da Igreja Lusitana, ao Bairro Salgado, em Setúbal (através do testemunho vivo de quem foi escoteiro deste grupo).

 

Sabemos ainda que o lenço deste grupo (1934) era de cor azul clara. Infelizmente pouco são os documentos destes grupos, hoje extintos e cujos espólios desapareceram.

 

Muito ainda existe para pesquisar e solicitamos a todos aqueles que possam ter informações, fotos, documentos, etc., sobre o inicio do escotismo em Setúbal que possam entrar em contacto connosco.

 

ver foto no separador FOTOS - Igreja Lusitana e antiga sede dos Bombeiros Voluntários de Setúbal.

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net